quinta-feira, 21 de outubro de 2010

HASTEAR DA BANDEIRA VERDE

No dia 20 de Outubro foi hasteada a Bandeira Verde no Colégio, pelo terceiro ano consecutivo. O galardão atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa, no âmbito do Programa Eco-Escolas, visa encorajar acções e reconhecer o trabalho desenvolvido em benefício do ambiente.
A cerimónia teve início com uma breve apresentação de algumas actividades realizadas no ano lectivo anterior, seguindo-se um momento de poesia, a actuação dos Clubes de Música e Dança Criativa e o hastear da  bandeira.
 Participaram na cerimónia todos os elementos da comunidade escolar, assim como o presidente da Junta de Freguesia de Fátima, Natálio Reis, que deixou palavras de reconhecimento pelo trabalho realizado e incentivou a continuação de boas práticas de defesa do ambiente.

Prof.ª Sandra Venâncio
Coordenadora do Programa Eco-Escolas





terça-feira, 19 de outubro de 2010

PLANTAÇÃO DA ÁRVORE DO CENTENÁRIO DA REPÚBLICA

No passado dia 12 de Outubro, os alunos e professores do Colégio do Sagrado Coração de Maria associaram-se às Comemorações do Centenário da República e plantaram a Árvore do Centenário. Mas, não plantaram uma árvore qualquer, foi uma azinheira, árvore bem característica de Fátima e região envolvente.
Este evento iniciou-se com o Hino da Maria da Fonte, seguindo-se uma encenação feita por alunos do 9º ano representando três das principais figuras da República: o Zé Povinho, Manuel de Arriaga e a República. A terminar foi cantado o Hino Nacional e hasteada a bandeira Nacional.
Esta actividade teve o mérito de conseguir a combinação graciosa de entoar o nosso belo Hino Nacional e o acto de plantar uma árvore fazendo despertar em nós, sentimentos belos e puros. Por um lado, a preservação da Natureza e por outro, o de sentir a grandeza de outra natureza, o de eternizar uma nação.

                                               Ema, Marcos e Cristophe do 9º D









sexta-feira, 15 de outubro de 2010

DOCENTES APRENDEM A COLOCAR A VOZ


                No dia 13 de Outubro, os professores do Colégio do Sagrado Coração de Maria aprenderam a colocar a voz com a terapeuta da fala, Dra Sara Reis.
            De início, a formadora forneceu dados acerca da fisiologia das cordas vocais e diversas patologias e sintomas associados.
            Seguidamente, explicitou como cada um pode ter uma boa saúde e higiene vocal, bebendo muita água, evitando bebidas alcoólicas e cafeína, evitando fumar, evitando gritar ou falar alto, fazendo exercícios de “aquecimento” vocal antes de iniciar o uso intensivo da voz e procurando fazer uma respiração o mais adequada possível para a produção vocal.
            A última parte da acção, teve um carácter mais prático. A todos foi dada a oportunidade de fazerem o seu aquecimento vocal através de sons nasais, sons vibrantes, vocalizações e método mastigatório, durante 15 minutos. Por sua vez, o desaquecimento vocal pôde ser feito com o bocejo, a rotação da cabeça com vogais escuras, mastigação sem som e o “b” prolongado, durante 5 minutos.
            No final, todos acharam muito proveitosa a acção, visto que ajudará a melhorar a qualidade vocal dos professores.



terça-feira, 12 de outubro de 2010

CELEBRAÇÃO DO INÍCIO DO ANO LECTIVO 2010/2011

Dia 7 de Outubro, às 9.30, alunos, religiosas, professores e funcionários do Colégio deram graças a Deus por mais um ano lectivo.
A celebração iniciou-se com o cântico: “ Deus está aqui” e através de uma leitura de S.Paulo, foi feito, a todos nós, um apelo para “servir o Senhor com dedicação e fervor”, para que cultivemos o amor sincero e pratiquemos o bem. Pois, como disse o celebrante, o Padre Carlos Furtado, só é possível “Unir Margens”( que é o tema do ano do Colégio), com amor.
O evangelho reforçou a ideia de que Deus está sempre pronto a abrir-nos as portas, em todas as circunstâncias; está sempre à nossa espera.
Como dia 7 de Outubro é dia de Nossa Senhora do Rosário, o celebrante fez uma pequena invocação e falou da importância do rosário e do terço, tendo apelado à oração como meio de estabelecermos a ponte que nos une uns aos outros.
Cada aluno fez também para esta celebração um marcador com o tema do ano, que, no final da eucaristia, foram distribuídos com o objectivo de fomentar uma relação de amizade e proximidade entre cada um e entre todos.