sábado, 26 de fevereiro de 2011

IMPORTANTE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA UNE ALUNOS DO COLÉGIO DO E O ASTRONAUTA PAOLO NESPOLI

Se nos perguntassem há alguns dias se éramos cientistas, prontamente diríamos que não! Mas depois das grandes emoções do evento intitulado: “Uma Estufa no Espaço - Auto-Suficiência Alimentar no Espaço” - realizado do dia 17 de Fevereiro, em que nos deslocámos a Lisboa, ao Pavilhão do Conhecimento, com a professora Helena Anacleto (Coordenadora do Pprojecto ao nível da escola) e com o Professor Serafim Assunção e Costa Director Pedagógico do nosso Colégio), assumimo-nos como os mais recentes “Cientistas de palmo e meio”.
Neste dia, percebemos que a Ciência evolui todos os dias, lentamente… com o contributo de Cientistas de renome, como é o caso do astronauta Paolo Nespoli, que se encontra neste momento a bordo da ISS (Estação Espacial Internacional), mas também com o contributo de “Cientistas de palmo e meio” (que é o nosso caso). Esta experiência insere-se numa importante investigação científica que visa contribuir para a descoberta de como garantir a produção de comida fresca e a auto-suficiência alimentar dos astronautas (quer pelo cultivo de plantas a bordo das naves espaciais, quer na superfície de um planeta distante).
O evento iniciou-se no auditório do Pavilhão do Conhecimento, onde se encontravam os alunos e professores das outras nove escolas do país que, tal como nós, tinham sido seleccionadas para o evento. Foram-nos dadas informações de carácter logístico de como iria decorrer o dia e da necessidade imperiosa de sermos pontuais. De seguida, o investigador Dr. Manuel Paiva, coordenador de missões científicas da Agência Espacial Europeia (ESA), e da NASA, explicou-nos a grande importância desta investigação e passou para a explicação do logótipo do projecto.
O logótipo inclui a palavra “MagISStra” que é o nome da missão a bordo da ISS, e desta forma homenageia os professores, já que significa mestre em latim. O símbolo tem ainda o nome do astronauta que irá participar neste projecto, Paolo Nespoli; as seis estrelas que se observam, simbolizam por um lado os seis meses que este astronauta irá estar no Espaço e por outro, os seis astronautas que se encontram neste momento na Estação Espacial Internacional. Apresenta ainda um esquema da Terra, da Lua, da ISS e de uma estufa. O símbolo fica completo com uma imagem de um astronauta e de uma criança com um livro, que representa o conhecimento.
De seguida, fomos participar num workshop no qual aprendemos a construir a nossa estufa. Foi nela que semeámos as minúsculas sementes de Arabidopsis thaliana, (planta frequentemente usada como modelo em Biologia porque tem um ciclo de vida rápido - desde a germinação até à maturação das sementes - e porque as suas sementes são de fácil cultivo em espaços restritos) cuja germinação e crescimento será objecto de atenta análise, durante cerca de 15 semanas.
Após um curto intervalo para almoço, o Centro Europeu de Tecnologia e Investigação Espacial na Holanda, contactou com os diversos anfitriões locais que dinamizam esta experiência, nomeadamente Cité de l’Espace, Toulose, França; ESA European Astronaut Centre, Colónia, Alemanha; ESA Esrin, Frascati, Itália e Ciência Viva, Lisboa, Portugal, por vídeo-conferência. Desta forma contactámos com os restantes participantes neste projecto. Mas a grande emoção ocorreu breves instantes após, quando estabelecemos contacto com o astronauta Paolo Nespoli, que se encontra a bordo da ISS.
O astronauta saudou-nos e procedeu à construção da sua estufa. De seguida, teve lugar um momento de interacção, em que foram formuladas perguntas pelos alunos dos diferentes países. Este tempo de comunicação passou a correr…ele teve que se despedir com um “até breve” e a promessa de partilha das suas importantes observações para, conjuntamente, chegarmos a uma nova e grandiosa descoberta científica.

“Os Cientistas de palmo e meio”.
Inês Oliveira; André Leal; Miguel Carreira e Miguel Ferreira
(Alunos do 9.ºD do Colégio do Sagrado Coração da Maria)

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

CORTA-MATO DISTRITAL

No passado dia 16 de Fevereiro, 43 alunos do Colégio participaram no corta-mato distrital do Médio Tejo, em Vila Nova da Barquinha.
A actividade decorreu de acordo com o previsto, numa manhã muito vento e chuva. As partidas foram dadas de acordo com os escalões e géneros.
Os nossos alunos tiveram uma boa prestação, destacando-se as seguintes classificações:


                        INFANTIS A MASCULINO
                        - 3º lugar, por equipas;
                        - 5º lugar, aluno Guilherme Mota, 5ºB;
                        - 10º lugar, aluno Simão Silva, 5ºA.

           
                        INFANTIS A FEMININO
                        - 9º lugar, aluna Carolina Dias, 5ºB;
                        - 12º lugar, aluna Catarina Luís, 5ºB.


                        INFANTIS B FEMININO
                        - 10º lugar, aluna Soraia Simões, 7ºA.


                        INICIADOS MASCULINO
                        - 6º lugar, aluno Rui Rodrigues, 9ºD.

                        INICIADOS FEMININO
                        - 11º lugar, aluna Andreia Vicente, 9ºD.
 



segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

UNIÃO DE GERAÇÕES

No âmbito do Projecto “Educar para a Justiça” e da área curricular não disciplinar de Área-de-Projecto, as turmas B e D do 9.º ano de escolaridade desenvolveram um trabalho com o objectivo de sensibilizar os alunos para os problemas da 3º idade e fortalecer o relacionamento entre gerações ou seja unir margens da nossa Sociedade. Este concretizou-se no mês de Fevereiro, com a visita ao lar Santa Beatriz da Silva, em Fátima.
Conscientes de que podem ser cidadãos intervenientes no meio que os rodeia, foi com grande entusiasmo e alegria que os alunos proporcionaram uma tarde diferente aos utentes deste lar. Com a colaboração dos idosos, houve momentos de partilha de experiências, jogos interactivos e canções tradicionais.


Conhecer o quotidiano deste grupo etário revela-se fundamental para a formação das novas gerações de modo a desenvolverem uma cidadania activa na defesa dos direitos dos mais velhos.
Assim, esta actividade demonstra que a escola para além ser um veículo de transmissão de conhecimentos exerce também um papel activo na promoção de valores ético-morais nos alunos.

                                               Os Directores de Turma: Céu Mendes e Vitalino Carreira