segunda-feira, 21 de março de 2011

INICIAÇÃO À ROBÓTICA E ENERGIAS ALTERNATIVAS

Nos dias 21 e 22 de Fevereiro, decorreu no nosso Colégio uma acção de formação subordinada ao tema: “Iniciação à Robótica e Energias Alternativas” que teve como objectivo sensibilizar os alunos do 7º e 8º anos para carreiras/áreas de estudo ligadas à indústria e tecnologia. Esta acção teve o patrocínio do CTIC de Alcanena e foi dirigida pelas Engenheiras Cristina Moço e Patrícia. As áreas tecnológicas dominantes foram automação e informática.
Inicialmente, as formadoras apresentaram os dois concursos: “F1 in schools” e “Isto é uma ideia”. Concursos esses que estão a decorrer até ao final do ano lectivo.
As turmas foram divididas em grupos e puderam, deste modo, através de meios interactivos aprender a programar o seu robot para agarrar e reconhecer objectos bem como sons.
Em conclusão, os alunos puderam compreender que a automação e a informática desempenham um papel fundamental na indústria.

Professora de Educação Tecnológica

domingo, 20 de março de 2011

RECICLAGEM EM EXPOSIÇÃO


No âmbito das disciplinas de Educação Tecnológica e Educação Musical realizou-se uma exposição de trabalhos dos alunos dos 7º e 8º anos referentes ao primeiro semestre, na sala de Educação Visual, piso zero. Esta exposição decorreu de 28 de Fevereiro a 4 de Março.

Os trabalhos foram desenvolvidos através de reciclagem. A partir de objectos em fim de vida e do seu redesenho, estes adquiriram novas funções. Para além disso, os alunos exploraram outras áreas como a tecelagem, a pintura em vidro, os mecanismos, a madeira, etc.
O objectivo desta exposição foi mostrar à comunidade escolar o poder criativo dos nossos alunos assim como proporcionar-lhes a oportunidade de explorarem novas técnicas e materiais.

             Professoras de Educação Tecnológica e Educação Musical

quarta-feira, 16 de março de 2011

XI SEMANA DAS PROFISSÕES

De 28 de Fevereiro a 3 de Março, realizou-se, no Colégio do Sagrado Coração de Maria, a XI Semana das Profissões. Esta visa proporcionar aos alunos do 9.º ano de escolaridade o contacto directo com os diversos profissionais, assim como o esclarecimento de dúvidas em relação às profissões de interesse. Este evento é organizado pelo Serviço de Psicologia e Orientação do Colégio.
No presente ano lectivo, os alunos contaram com a participação de cerca de vinte profissionais de diversas áreas, nomeadamente, da saúde, do ambiente, das ciências sociais e humanas, das tecnologias e das artes. Esta actividade realiza-se com a colaboração de diversas instituições locais que disponibilizam os seus profissionais para participarem neste evento.

28 de Fevereiro

§ Músico – Alexandre Rodrigues
§ Arquitecto – Nuno Nobre
§ Gestor – Luís Oliveira
§ Designer Comunicação e Multimédia – Diana Vale


01 de Março
§ Eng. Informático – Bruno Sousa
§ Eng. Químico – Joaquim Gaião
§ Eng. Geográfico – João Gaspar
§ Chefe de Cozinha – Yannisk Genard
§ Agente da GNR – José Gregório
§ Médica – Andreia Neves
02 de Março

§ Enfermeira – Lénea Coelho
§ Farmacêutica – Ana Cláudia Neto
§ Terapeuta da Fala – Sara Reis
§ Optometrista – Sílvia Oliveira
§ Médico Veterinário – António Pereira
§ Actor – Pedro Lacerda

03 de Março
§ Jornalista – Sílvia Reis
§ Advogado – Eugénio Lucas
§ Técnica de Serviço Social – Susana Tomé
§ Biólogo – Marco Arruda
§ Eng. do Ambiente – Ana Alves
§ Designer – Ana Raquel Heleno

OPINIÃO DOS ALUNOS

Foi uma experiência gratificante, pois pudemos conhecer o percurso escolar e o dia-a-dia dos profissionais. Deste modo, ficámos a conhecer o mundo do trabalho, o que nos vais ajudar a tomar decisões para o nosso futuro. Agradecemos a todos os profissionais presentes.
Beatriz Rodrigues, Catarina Pereira e Joana Carriço 9.º A

Nesta semana, pudemos ter contacto com vários profissionais. Foi uma experiência interessante e que pode ajudar-nos a tomar uma decisão muito importante para o nosso futuro. Gostámos muito, pois pudemos também ver alguns dos objectos mais usados por determinados profissionais, o que tornou a experiência ainda mais interessante. No final de cada apresentação, pudemos esclarecer as nossas dúvidas e saber algumas curiosidades. Esta semana foi indispensável para nós. Adorámos!                                        
Ana Catarina Reis, Daniel Correia e Marina Achado, 9.º C

Agradeço à Psicóloga Filipa que nos organizou esta Semana das Profissões, e também aos profissionais que se deslocaram ao Colégio e disponibilizaram o seu tempo para nos tirar dúvidas. A Semana das Profissões foi fantástica!                                                 Miguel Carreira 9.º D

quarta-feira, 2 de março de 2011

SEMANA DAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS


Afinal a tradição ainda é o que era e mais uma vez o Departamento de Línguas Estrangeiras celebrou a Semana Cultural das Línguas Estrangeiras, desta vez de 14-18 de Fevereiro. A semana iniciou com a comemoração do dia de São Valentim. O cupido estava pronto para lançar a sua flecha e criar a confusão romântica no Colégio. Durante a semana os alunos depositaram os seus “Valentines” na caixa do nosso cupido, que no dia 18 de Fevereiro as entregou pessoalmente. 

Love was in the air
Além de exposições de trabalhos e projectos realizados pelos alunos, houve também várias actividades ao longo da semana. Os alunos dos Clubes de Francês, Inglês e Espanhol divulgaram as suas culturas através de ciclos de cinema e música, questionários e concursos onde os alunos podiam mostrar as suas competências multiculturais e ganhar prémios.
Os tradicionais “Déjeuner Français”, “Almuerzo Español” e “British Lunch” deram outras cores e sabores à ementa semanal. E no dia 16 de Fevereiro houve um lanche multicultural para professores convidados que vieram assistir à acção de formação “Speaking & Testing” dinamizada pelo British Council e destinada a professores de Inglês.

A semana cultural terminou com duas peças de teatro interactivo em Inglês.

LITTLE RED RIDING HOOD” (o capuchinho vermelho) conseguiu escapar ao lobo mau com a ajuda dos seus corajosos amiguinhos do 2º ciclo e quando o colégio estava a ser atacado pelos piratas Calico Jack e Anne Bonny, o CAPTAIN BLACKBEARD e a sua equipa maravilha do 3º ciclo conseguiram salvar o tesouro perdido (Lost Treasure of Skull Island)... yeah!



 

Departamento de Línguas Estrangeiras