quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ABERTURA DO ANO LETIVO 2011/2012


CORAÇÃO DE MARIA EM FESTA 
          No passado dia 24 de setembro, irmãs, funcionários e professores dos três colégios do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria (Porto, Fátima e Lisboa) reuniram-se na Quinta do Paúl, na Ortigosa para um dia de formação e convívio.
            De manhã, e após um momento de oração, a Superiora Provincial, Irmã Teresa Nogueira, referiu a importância do tema da Província para este ano: “ Movidos pelo espírito de Fé e Zelo para uma cultura da Vida e Dignidade para todos.”
         Nos colégios do Instituto ministra-se um ensino de qualidade e exigência na área do conhecimento, mas para além de bons alunos, os alunos dos colégios do Instituto devem ser pessoas íntegras. Eles vão ser agentes na transformação da sociedade e do mundo. Este mundo com uma cultura em ebulição, uma identidade volátil, onde não há estabilidade, há que fazer emergir uma cultura de vida e dignidade para todos. A vida e o amor devem ser mais fortes do que o sofrimento e a morte.
        Foram feitos dois apelos à realidade dos colégios: a educação para a justiça evangélica e a educação para o mundo plural, para o conhecimento, diálogo e interação com outras expressões culturais e religiosas.
      Após o almoço, houve um espaço de convívio entre os três colégios com momentos de humor, dança e canto e o dia terminou com todos a darem as mãos “num movimento irmanado de irmãs e leigos” com o objetivo de construir um novo mundo “para que todos tenham vida e a tenham em abundância”.

Grupo coordenador do jornal