quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

9.º ANO NO TEATRO E NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA


Passado, presente e futuro são três palavras que resumem um dia completo da visita de estudo do 9.º ano no passado dia 10 de janeiro a Lisboa.
Iniciámos com uma viagem emocionante e divertida ao passado histórico de Portugal graças à peça de teatro “Os Lusíadas à conquista do mar largo”. Embarcados na escrita de Luís Vaz de Camões, viajámos pelos Oceanos Atlântico e Índico com Vasco da Gama  rumo à Índia.Seguiu-se o almoço partilhado entre brincadeiras e conversas de amigos.
Quando chegamos à Assembleia da República ficamos deslumbrados com a arquitetura exterior do edifício. Mas outras surpresas nos esperavam no interior: desde o claustro à imponente escadarias ou ao magnânimo candeeiro, que demora um dia inteiro a limpar. Depois da sala dos Passos Perdidos, onde os deputados esperam pelo início dos trabalhos, seguimos para o Salão Nobre. Fomos recebidos pela deputada Carina João, eleita pelo círculo eleitoral de Santarém, que nos levou a assistir aos trabalhos de uma comissão. Aí, na sala do Senado, e na presença de vários deputados e do ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Dr. Pedro Mota Soares, assistimos ao discurso do Ministro das Finanças, Dr. Vitor Gaspar. Acabámos a nossa visita na sala das Sessões, onde sentados nas bancadas parlamentares, ouvimos a deputada Carina João a fazer alguns esclarecimentos sobre a vida política. Aqui aprendemos aspetos da atualidade política e ficámos com uma breve visão do futuro que se discute na Assembleia.
Foi um dia cheio de experiências extraordinárias.

 Helena Vieira 9.º B e alunos do 9.º ano





quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

MATEMÁTICA DIFERENTE


Para iniciar da melhor forma o 2º Período, a professora de Matemática decidiu fazer mais uma aula diferente. Desta vez os alunos tiveram a possibilidade de construir os primeiros Números Quadrados ou Quadrados Perfeitos, utilizando plasticina e palitos.
Quadrado Perfeito é o nome que se dá a todos os números inteiros cuja raíz quadrada ainda é um número inteiro.
Por exemplo, 100 é um Número Quadrado ou um Quadrado Perfeito porque 10 ao quadrado é igual a 100, ou seja, a raíz quadrada de 100 é 10.
O primeiro uso da raíz quadrada remonta ao século XVI.  Pensa-se que a sua origem está na letra r minúscula, primeira letra de radix (em latim, lado).

Professora Ana Paulino