quarta-feira, 23 de novembro de 2011

UMA VIAGEM AO MUNDO NO MUSEU DE ARTE SACRA E ETNOLOGIA


No início do mês as turmas do 8º ano visitaram o Museu de Arte Sacra e Etnologia de Fátima, dos Missionários da Consolata.
Quando chegámos, fomos encaminhados para uma sala onde assistimos a um documentário sobre a tribo índia dos Yanomami, da floresta Amazónia no Brasil. Aí verificámos os seus modos de vida e hábitos culturais muito próprios e percebemos que o seu habitat se encontra em perigo devido aos interesses económicos que estão em jogo nessa região.  A ajuda dos missionários tem sido muito importante, não só pelo apoio na saúde, mas sobretudo na educação, ensinando-lhes a língua portuguesa, para que estes, juntos das entidades políticas responsáveis, possam reivindicar os seus direitos.
De seguida, fomos visitar o museu de arte sacra. Aí fizemos uma viagem pelos momentos mais marcantes da vida de Cristo. Na primeira sala, o Nascimento e a Vida com uma vasta variedade de presépios e meninos Jesus; depois, a Paixão e Morte onde se destaca uma série de crucifixos e a Nossa Senhora da Piedade de escultor português Tadim (autor da imagem de Nossa Senhora de Fátima, que se encontra na capelinha das Aparições) e, finalmente, a sala da Ressurreição de Cristo, onde podemos apreciar a evangelização feita por todo o mundo. Em todas as salas, verificámos a existência de peças de arte feitas com materiais característicos dos vários locais que os portugueses, à época dos Descobrimentos, ousaram descobrir.
Na sala de Etnologia, apreciámos uma variedade de objetos da tribo africana dos Maasai e da tribo índia dos Yanomami. Aqui, cada peça guarda em si a história, os hábitos e a cultura do seu povo. Por exemplo, através de um machado conseguimos saber um pouco da história de vida do seu dono – os dois buracos maiores indicavam que tinha duas mulheres e os três mais pequenos, correspondiam ao número de filhos. Ou então, contando o número de colares das mulheres da tribo, percebíamos quantos filhos tinham.
Terminámos a visita com a exploração de duas esculturas: uma representando o momento do parto de Maria e a outra, em madeira esculpida, as várias fases da vida de Cristo. À saída, ainda podemos apreciar a relíquia do barrete de Francisco Marto, um dos Três Pastorinhos da história de Fátima.
Esta visita foi muito interessante, pois por um lado, aprendemos mais e por outro, consciencializou-nos para a importância de respeitar as diferentes culturas.

João Inverno – 8º A

Professora Eliana Oliveira

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

PEDRO SEROMENHO ENCANTA ALUNOS DO 2º CICLO



Pedro Seromenho esteve no Colégio, no dia 11 de Novembro, durante a tarde. 
 Ao chegar, falou da sua imaginária e colorida Poliméria. Depois, à medida que ia desenhando, falou da sua primeira obra infanto-juvenil : “Nascente de Tinta”; a história de um menino que ouve o mar com o seu búzio e tem acesso, através de uma porta secreta de gelatina, ao fundo do mar e a mundos fantásticos, onde as árvores são de chocolate e algodão doce e os vulcões expelem pipocas. Falou ainda dos livros: “Estrela Pálida”, “História de D. Afonso Henriques e ao seu último livro: “Porque é que os animais não conduzem?”, respondeu porque a tartaruga entupiria o trânsito, o touro passaria o vermelho, a cobra andaria aos ziguezagues…
Neste momento, está a trabalhar a história do tubo digestivo e revelou que se inspira nas pessoas e nos espaços que o rodeiam para escrever as suas histórias, que demoram de 8 a 10 meses a escrever.
Para levar os alunos a escreverem as suas próprias histórias, deixou um desenho para servir de inspiração.

Esperemos agora pelas histórias!





quarta-feira, 9 de novembro de 2011

ESCRITORA LUÍSA FORTES DA CUNHA NO NOSSO COLÉGIO

No dia 8 de Novembro, a escritora de livros juvenis Luísa Fortes da Cunha esteve no auditório do colégio para conversar com os alunos do 5º e 6º anos sobre os seus livros da Teodora.
A escritora falou um pouco da sua vida. Disse que começou a escrever aos quarenta anos, pensando nos seus dois filhos, que na altura eram pequenos e tinha o hábito de lhes ler histórias à noite. Falou da sua paixão pelo desporto e que uma cadeira que teve na faculdade sobre danças tradicionais, fomentou-lhe o gosto pela pesquisa de lendas, histórias antigas, que estão presentes nas suas obras da Teodora. O próprio nome da heroína vem de leituras que fez de Teófilo Braga, onde ele falava de uma princesa desconhecida de nome Teodora. Falou ainda de locais que visitou e que são espaços das suas obras, como a Figueira da Foz, a Serra da Estrela, os Açores e de vários enigmas e mistérios que povoam as suas obras e que empolgaram os alunos, como a árvore do dinheiro, os potes mágicos, as passagens misteriosas, o segredo da esfinge, entre outros.
 


No final, houve uma longa sessão de autógrafos personalizados, que encantou todos os alunos presentes. 








segunda-feira, 17 de outubro de 2011

COLÉGIO COMEMORA DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO


Os alunos do 6.º ano de escolaridade do nosso colégio, associando-se à comemoração do Dia Mundial da Alimentação e no âmbito da disciplina de Ciências da Natureza, elaboraram trabalhos relacionados com o tema, relembrando a todos a importância de uma alimentação saudável. A criatividade e empenho dos alunos ficaram bem patentes nos trabalhos apresentados e que se encontram em exposição para toda a comunidade escolar
                                                                              Professora Iolanda Faria





quarta-feira, 12 de outubro de 2011

PROGRAMA ECO-ESCOLAS - DIA DAS BANDEIRAS VERDES


A entrega do GALARDÃO ECO-ESCOLAS 2011 decorreu no dia 7 de outubro em Oliveira de Azeméis, no Pavilhão Salvador Machado. Este evento contou com a presença de cerca de 5000 pessoas: professores, alunos, representantes de municípios e outras instituições.
Durante a manhã alunos e professores puderam participar em muitas atividades de educação ambiental e visitar várias exposições. Da parte da  tarde foram entregues as 1209 bandeiras que serão hasteadas em 235 municípios do continente e regiões autónomas, simbolizando o reconhecimento da existência de boas práticas de sustentabilidade, segundo a metodologia do Programa Eco-Escolas (Associação Bandeira Azul da Europa).
O nosso Colégio esteve representado por um grupo de quatro alunas e uma professora, que se juntaram a uma comitiva de escolas do concelho, tendo o transporte sido gentilmente cedido pela Câmara Municipal de Ourém.

Prof.ª Iolanda Faria 
Prof.ª Sandra Venâncio

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DO ANIMAL – 04 de OUTUBRO


 

Os alunos do 5.º ano de escolaridade comemoraram este dia, no âmbito da disciplina de Ciências da Natureza, realizando trabalhos alusivos ao tema.




Com o título “O meu animal preferido”, os alunos pesquisaram características, como por exemplo, alimentação, revestimento e algumas curiosidades, relativas ao animal escolhido. Foram também sensibilizados para a importância do respeito dos direitos do animal.
Os trabalhos encontram-se em exposição no Colégio.



As professoras de Ciências da Natureza
Cláudia Couceiro
Iolanda Faria

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ABERTURA DO ANO LETIVO 2011/2012


CORAÇÃO DE MARIA EM FESTA 
          No passado dia 24 de setembro, irmãs, funcionários e professores dos três colégios do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria (Porto, Fátima e Lisboa) reuniram-se na Quinta do Paúl, na Ortigosa para um dia de formação e convívio.
            De manhã, e após um momento de oração, a Superiora Provincial, Irmã Teresa Nogueira, referiu a importância do tema da Província para este ano: “ Movidos pelo espírito de Fé e Zelo para uma cultura da Vida e Dignidade para todos.”
         Nos colégios do Instituto ministra-se um ensino de qualidade e exigência na área do conhecimento, mas para além de bons alunos, os alunos dos colégios do Instituto devem ser pessoas íntegras. Eles vão ser agentes na transformação da sociedade e do mundo. Este mundo com uma cultura em ebulição, uma identidade volátil, onde não há estabilidade, há que fazer emergir uma cultura de vida e dignidade para todos. A vida e o amor devem ser mais fortes do que o sofrimento e a morte.
        Foram feitos dois apelos à realidade dos colégios: a educação para a justiça evangélica e a educação para o mundo plural, para o conhecimento, diálogo e interação com outras expressões culturais e religiosas.
      Após o almoço, houve um espaço de convívio entre os três colégios com momentos de humor, dança e canto e o dia terminou com todos a darem as mãos “num movimento irmanado de irmãs e leigos” com o objetivo de construir um novo mundo “para que todos tenham vida e a tenham em abundância”.

Grupo coordenador do jornal