A IMPORTÂNCIA DO PORTEFÓLIO NA AVALIAÇÃO
Na sequência do crescente número de alunos estrangeiros no nosso Colégio com Português Língua Não Materna e na especificidade da sua avaliação a todas as disciplinas, a Secção de Formação considerou que é importante todos os docentes saberem o que é um portefólio e como otimizá-lo, sendo ele um importante instrumento de avaliação para os referidos alunos.
A formadora que dinamizou a ação,
a Mestre Conceição Fernandes, no passado dia 31 de outubro, falou, então, do
portefólio como facilitador no processo de busca do conhecimento do aluno. O
aluno não é visto como um mero espetador. A aprendizagem é ativa e requer a
participação também ativa do aluno e as crenças do que é capaz de realizar,
alteram-se e vai desenvolvendo com sucesso a sua experiência de autorregulação
de novas aprendizagens. O professor tem de ir informando, analisando,
orientando, motivando, diagnosticando, valorizando, regulando e ajudando o
aluno a aprender, a desenvolver-se.
O portefólio é uma coleção de
trabalhos que demonstra os esforços, os progressos, a realização do aluno ao
longo do tempo. O portefólio deve envolver aluno e professor na compilação de
materiais, a discuti-los, a tomar decisões educacionais. Num portefólio devem
constar os testes de avaliação, a autoavaliação ao nível do conhecimento dos
conteúdos do programa, as reflexões, os textos escritos, as fichas de trabalho,
de leitura, gravações áudio, vídeos, rascunhos e glossários. De realçar a
diferença com o dossiê, um simples arquivo de trabalhos, onde não há qualquer espaço
para reflexão.
E sempre com o objetivo de
melhorar o processo de ensino/aprendizagem, o desempenho de alunos e
professores com vista ao sucesso educativo, todo o corpo docente se envolveu no
desafio lançado nesta ação de formação e que, de certeza, terá os seus frutos
já neste ano letivo, com a convicção de que tudo o que se faz, pode fazer-se
melhor!
ESCOLA-FAMÍLIA:
Cooperação para o Sucesso
No dia dezoito de outubro, os pais e encarregados de educação
dos alunos do Colégio do Sagrado Coração de Maria, estiveram reunidos em
formação com a temática “Escola-família: Cooperação para o Sucesso”. A
formadora, Dr.ª Anabela Graça, Mestre em Administração Pública, com
especialização em Administração Escolar, professora e formadora de professores,
dialogou com os pais sobre os resultados de uma investigação que desenvolveu
sobre as relações escola-família. Durante e reflexão promovida, a formadora
realçou que a aprendizagem requer empenho, trabalho, esforço e que isto deve
ser feito com método e regras. A secção de formação agradece `a Dr.ª Anabela
Graça e disponibilidade e a todos os pais que estiveram presentes e que
contribuíram de um modo positivo para a reflexão suscitada.
A Coordenadora da Secção
de Formação
Ana Filipa Borralho
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