terça-feira, 7 de maio de 2013

Dr. VITOR COTOVIO FASCINOU ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO


Com o tema «Educação - que exemplo somos para os nossos filhos = Dizer x Fazer = Pensar x (Z)», o psiquiatra, formador, professor, autor de artigos, comunicações, livros no âmbito da saúde mental e coautor do programa diário da TSF «Pensamentos Cruzados», Dr Vitor Cotovio iniciou a palestra com um pequeno vídeo, onde os filhos seguiam os maus exemplos dos pais, tais como gritarem, terem atitudes violentas,  deitarem lixo para o chão, entre outras, que nos fizeram refletir a todos. Afirmou que a educação não é a preparação para a vida, mas sim a própria vida. Defendeu uma educação para a resiliência perante a adversidade e com limites, pois só assim se treina a autonomia. Falou da importância do saber dizer não, chamou a atenção dos pais «light» (permissivos) e das crianças «agenda», ou seja repletas de atividades. Defendeu que na educação tem de haver coerência, que dá credibilidade e estabelece confiança. Educar é liderar, é semear afeto com sabedoria para colher com paciência e confiança e disse que «educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante» e «dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros, é a única», citando respetivamente Paulo Freire e Albert Schweitzer.
            Mostrou a educação como uma equação: Dizer x Fazer = Pensar  x (Z)
            Z = Dizer x Fazer
                        Pensar
            Z = Educar
                  Pensar
            Z = Sentir
            Dizer x Fazer = Pensar x Sentir (Servir)
Disse ainda que Escola + Pais = Serviço. A escola tem de dar uma referência para o resto da vida e só se aprende com quem se ama.
Continuou, referindo as características dos quatro estilos parentais (os permissivos, os hiper-protetores, os autoritários e os assertivos) e apresentou os mandamentos dos pais, tais como: amar os filhos para além de si mesmos; acreditar quando desiludem; motivar quando bloqueiam; promover o empenho, o brio e não projetar ambições, frustrações; gostar dos filhos e não só do que fazem; respeitar, compreender e perdoar; não julgar; gerir problemas; não abdicar da autoridade; não trocar a assertividade pela permissividade, adiar a gratificação; potenciar a resistência à frustração; cumprir o prometido; incentivar o sentido crítico; transformar a palavra em exemplo; cultivar a gratidão, a generosidade, a honestidade, a pertença, o respeito, a tolerância e o otimismo.
E depois de escutadas estas sábias palavras, ainda houve tempo para uma série de perguntas e respostas, em que os pais puderam esclarecer algumas dúvidas e expor também os seus pontos de vista.
Este serão foi sem dúvida uma escola de pais!
                                                                        Repórter da «Voz da Escola»




Nenhum comentário:

Postar um comentário